Quem somos

A Escola Schumacher Brasil nasce em 2014, a partir de uma rede de pessoas engajadas em dar vida ao ethos Schumacher no Brasil. Desde então, essa organização se deu de diferentes maneiras, transformando-se a fim de preservar a sua vitalidade e não a sua forma. Hoje, a sustentação de suas atividades se dá por um coletivo de pessoas com diferentes envolvimentos que, desde janeiro de 2020, são apoiados pelo formato jurídico de uma associação. Além desse coletivo, é importante honrar que muitos outros fazem parte dessa história.

Somos apoiados por uma rede que envolve professores, membros do conselho consultivo e fiscalchefs, além de professores convidados e anfitriões dos espaços onde oferecemos nossas atividades, e muitos outros parceiros, ex-alunos, alunos e amigos da Escola Schumacher Brasil que contribuem de diversas maneiras para que seja possível fazer o que fazemos.

Hoje, as pessoas que sustentam o coletivo são:

bia

{ BEATRIZ TADEMA }

Mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), Beatriz trabalhou como facilitadora junto aos mestrados de Ciências Holísticas e Economia para Transição. Hoje a frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil, atua como facilitadora e consultora em organizações de diferentes formatos e contextos. Desde 2019, Beatriz integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community, onde atua como pesquisadora.

Gui

{ GUILHERME LITO }

Participa da ESB desde 2016, inicialmente como professor convidado no tema de Economia para a Transição tornando-se em 2017 o professor responsável por esta temática na Escola, fazendo links com diversas iniciativas que transicionam para uma economia em que as pessoas e o planeta importam. Guilherme é membro da Schumacher Worldwide Research in Action Community, atualmente responsável pelo financeiro da Escola, além de parte do In Company levando as temáticas trabalhadas nos cursos também para o contexto de grupos e empresas.

claudia_mattos

{ CLAUDIA MATTOS }

Desde o primeiro curso em 2014 que deu vida ao movimento mais tarde reconhecido por Escola Schumacher Brasil, Claudia traz o resgate das nossas raízes brasileiras ao prato através das vivências em Ecogastronomia. Ela
está envolvida no aspecto central da educação com a comida e particularmente trazendo essa interação sensorial e política aos nossos diversos programas, fazendo a ponte com importantes movimentos dos quais é parte como o Cidades em Transição, o Slow Food SP e as Unidiversidades das Quebradas.

Foto rosto Luiz Gabriel by @linefotografa

{ LUIZ GABRIEL }

Luiz foi professor de Complexidade já na primeira Experiência Schumacher Brasil, em 2014, e desde então vem compartilhando esta temática. Seu interesse é em formas mais relacionais de se aprender, atentas a nossos corpos, e a experimentação com o tango é parte dessa abordagem que ele traz como professor do módulo de Complexidade e Caos do Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição, além de outros programas da Escola. Desde 2019 também se envolve na organização da Experiência Schumacher Brasil e atualmente vem explorando formas de nutrir a mobilização e o senso de comunidade da rede de alumni Schumacher no Brasil.

teste

{ RITA MENDONÇA }

Rita está envolvida com a Escola desde seu início, mais especificamente no desenvolvimento do Certificado em Ciências Holísticas e Economia para a Transição, em sua primeira edição em 2015. Sua atenção é
voltada para como trabalhamos e nos relacionamos com a natureza, abordagem que
compartilha em dois módulos do Certificado além de diferentes cursos, encontros e palestras. Sua abordagem na Escola é informada pelos temas de Ecologia Profunda, Teoria de Gaia, e Fenomenologia de Goethe, e reúne mais de 23 anos como referência na relação com a natureza.