Participando do processo formativo de organização humana: uma perspectiva da complexidade

com Juliana Schneider

Já existe um campo de literatura e muitas práticas defendendo formas alternativas de se participar na formação das estruturas sociais que abarcam nossas iniciativas (sejam elas organizações, enterprises, projetos, grupos etc.). Fala-se em organizações em redes, estruturas horizontais, sociocráticas e por aí vai. Formas alternativas de organizar os esforços humanos a serviço de um mundo mais sustentável estão sendo defendidas e testadas. Porém, muitos destes estudos ainda tendem a ser representacionais – apoiando-se em representações conceituais que reificam ao abstrair estabilidades do fluxo dinâmico dos eventos, abstendo-se da experiência de risco que é inerente à ação humana.

Essa série de encontros convida para explorarmos a fundo o que pode ser aprendido a partir de atenção a cenas de organização humana que são mais imersas e menos separadas, que prestam uma atenção de perto a pequenos movimentos iniciais, ambíguos, ainda-não-reconhecidos da experiência entre atores – um tipo de atenção que frequentemente é ignorada como periférica e tida como invisível diante de toda a parafernália conceitual prontamente disponível hoje e da busca por certeza e estabilidade.

Quais as implicações para a orientação aos processos de organização humana, que é baseada na clareza de identidade, se fossemos explorar uma atenção mais baseada nessa forma detalhada e visceral de atenção? Quais os riscos de se trabalhar dessa forma e por que navegar esse risco importa?

Durante os quatro encontros estaremos aprofundando nosso olhar a partir de conversas reflexivas, de textos e referenciais teóricos*, bem como desenvolvendo nossa atenção para a experiência como grupo. A proposta não é aprendermos novas ferramentas e ‘frameworks’ mas sim criarmos repertórios corporais ampliando nossas capacidades de percepção, reflexão e resposta para adentrar de forma viva os diferentes contextos de nossas práticas. São bem-vindos todos (as) aqueles(as) que se sentirem chamados para essa investigação conjunta, e atuantes dentro ou fora de organizações.

*parte dos textos trabalhados serão em inglês.

Sobre descontos: Para este curso teremos 3 vagas com valores reduzidos (a ser definido conjuntamente de acordo com a necessidade de cada candidatos). Cada uma destas vagas será liberada mediante 5 inscrições integrais que forem realizadas. Por isso, se você tem interesse em participar mas não consegue cobrir o valor do curso, não deixe de se inscrever indicando na ficha de inscrição a necessidade de um valor reduzido.

Sobre Juliana
Neste curso, Juliana compartilhará seu campo de estudo como integrante do recém-criado grupo de doutorado do Schumacher College em parceria com a Universidade de Plymouth, Inglaterra. Seu projeto está voltado para a experiência de risco no processo de organização humana e traz insights de diferentes áreas a partir de uma abordagem da fenomenologia.

Juliana é diretora da Escola Schumacher Brasil, organização que fundou junto com outros brasileiros ex-alunos da Schumacher College. Lá ela residiu por quase três anos com diferentes envolvimentos: se formou com distinção no mestrado em Ciências Holísticas, foi voluntária no apoio aos alunos de mestrado, coordenadora da escola inglesa no Brasil e facilitadora em dezenas de cursos com professores como Satish Kumar, Rupert Sheldrake, Stephan Harding, Vandana Shiva, Patricia Shaw e temas que vão desde a Ecologia Profunda e a Física Quântica até a Complexidade. Este último, juntamente com a Fenomenologia, ela compartilha como professora e aprofunda dia a dia na prática das atividades da Escola, exercendo a liderança a partir de uma rede interativa de pessoas e com a atenção voltada para o movimento e os detalhes das interações humanas.

Sobre Nely – facilitadora
Nely Silvestre é apaixonada pela vida, pelo poder das conversas e por processos de transformação humana. É mãe da Sofia e da Clara. Também é co-fundadora e sócia da Building8, consultoria de desenvolvimento humano que atua no mercado desde 2012. Tem mais de 15 anos de experiência em vendas, desenvolvimento humano e facilitação de processos em grupo.

Graduada em Marketing pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Estratégica de pessoas pela FGV. É coach com formação ontológica e pós graduada em coaching de grupos pelo Insituto Appana. Certificada em Ciências Holísticas e Economia para a transição pela Schumacher College e Leadership for transition, na mesma instituição. É facilitadora integral certificada pelo Metaintegral Institute.

Data: De 04 de junho de 2019 a 02 de julho de 2019.

Local: Casa Schumacher · Rua Conego Eugênio Leite, 1133 · Pinheiros · São Paulo

Horário: 18h30 às 22h.

Valor: R$860,00.

Importante: Serão 4 noites, às terças-feiras, no período de 04 de junho a 02 de julho - com exceção do dia 18 de junho.