Os 4 elementos e a Ciência Goetheana

“Eu sou a vida que quer viver no meio de vidas que querem viver.”Albert Schweitzer

Quando olhamos para uma paisagem, seja ela urbana ou agrícola, para a Natureza, para uma construção, a elaboração de uma refeição – o que somos capazes de observar? Qual é a qualidade de nossa relação, percepção, e participação com o vir a ser do Mundo?

O vento, a chuva, a terra cultivada, as estações do ano, a fermentação do pão e o forno a lenha revelam processos – expressam um pulsar da vida. Dentro destes processos e de inúmeros outros atuam os 4 Elementos: Processos de Calor, Ar, Água e Terra. Muitas vezes nada disso é percebido e compreendido. De um lado, isto ocorre pela falta de tempo, pela falta de espaço e atenção. Mas por outro lado, isto ocorre por uma profunda alienação que hoje vivemos da Natureza, de seus processos e seus mistérios que ocorrem em nosso cotidiano.

Quais seriam práticas e caminhos possíveis para superar e sanar esta alienação da Natureza e seus processos?

Como é possível reconhecer, nutrir, e cultivar nossa relação com os 4 Elementos – na educação, na agricultura, na arquitetura, na cozinha, na medicina e em todas as esferas das atividades humanas?

Poderiam outras formas de pensar e falar sobre a terra, em vez de promover a alienação e a destruição, gerar uma maneira contextual de ver que promovam ações responsáveis e conscientes?

Essas perguntas serão trabalhadas em uma vivência voltada para todos que se interessam pelo ser humano, pela cultura e pela natureza a partir de uma abordagem fenomenológica Goetheana.

Trabalharemos, e também brincaremos, diretamente com os 4 Elementos (Fogo, Ar, Água e Terra). A partir deste trabalho, também se ilustrará as bases da Ciência Goetheana e o seu potencial de renovação não só da Ciência, mas do âmbito cultural como um todo.

A vivência será conduzida por Bruno Follador e facilitada por Beatriz Tadema, da Escola Schumacher Brasil.

>>Inscrições: pelo link

Sobre Bruno Follador: Bruno é geógrafo com especialização em Agricultura Biodinâmica no Pfeiffer Center, EUA. Trabalhou como agricultor na fazenda biodinâmica Camphill Heartbeet, E.U.A e como agricultor e pesquisador do laboratório Ludolf- Andreas da fazenda biodinâmica Andreashof, Alemanha. Foi fundador e diretor do programa “Living Soils”, do Nature Institute, EUA. O foco de sua pesquisa é a Ciência Goetheana a partir da Antroposofia e seus temas são: a agricultural biodinâmica, compostagem em escala agrícola, cromatografia de Pfeiffer, o papel da imaginação humana e a percepção da paisagem, os 12 sentidos e os 7 processos vitais e os 4 Elementos.
Atualmente, trabalha no Brasil como pesquisador associado do Nature Institute, e realiza consultorias e cursos na América Latina, Europa e Estados Unidos. Mora na Demetria com sua esposa e seus dois filhos.

Sobre Beatriz Tadema: mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), Beatriz trabalhou como facilitadora junto aos mestrados de Ciências Holísticas e Economia para Transição; e está hoje à frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil. Atua como professora, facilitadora e consultora, levando a educação e o ethos Schumacher também a organizações de diferentes formatos e contextos. Desde 2019 integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community como pesquisadora, onde explora muito da abordagem proposta para esta vivência.

Data: De 01 de julho de 2022 a 03 de julho de 2022.

Local: Casa Rudolf Steiner: Rua Pereira Leite, 156 - Sumarezinho - São Paulo, SP.

Horário: diariamente das 08h30 às 17h30
Formato: Teremos três dias de encontros presenciais (01 a 03 de julho) das 08h30 às 17h30. Os participantes serão responsáveis pelo transporte até o local, a vivência não inclui acomodação.

Alimentação: Nas pausas da manhã e da tarde teremos lanches, café e chás. O almoço será livre e por conta dos participantes, não está incluso no programa.

Contribuição:
Oferecemos três opções de contribuição, e uma opção de bolsa parcial, descritas abaixo.
>>Contribuição mínima (R$800): valor mínimo para participação, que nos permite cobrir os custos de realização do curso
>>Contribuição suporte (R$1.000): cobre custos de realização do curso, suporta a viabilização de bolsas e remuneração dos facilitadores
>>Apoiador Escola Schumacher Brasil (R$1.200): Suporta a sustentação de espaços de educação transformadora oferecidos pela Escola Schumacher Brasil
>>Contribuição com bolsa parcial (R$600): valor com bolsa parcial, para aqueles que não puderem cobrir os custos mínimos de participação no curso (vagas limitadas)