Observação de Plantas com Rita Mendonça

Curso Observação de Plantas – um treinamento do olhar

Estamos vivendo um momento de profunda crise em praticamente todos os níveis de existência. Para atuar num mundo cada vez mais complexo, um aprofundamento de nossas percepções e do nosso olhar pode ser de grande contribuição. A experiência da quarentena tem nos mostrado, por meio de nossos cursos à distância, um potencial enorme de aprofundamento, de sensibilidade, de escuta interior e de conexão com os outros participantes. São exemplos muito claros do quanto crise e oportunidade caminham juntos. No fazer e na agitação diários anteriores, sobre os quais a vida da maioria de nós estava organizada, essas oportunidades passavam desapercebidas. A desaceleração obrigatória que o momento nos pede, nos leva a ocupar tempos e espaços de forma mais equilibrada, mais humana.

Enquanto para alguns essa mudança no ritmo de vida pode trazer a sensação de estar parados, todo o mundo vivo está se movendo à nossa volta. Sem poder sair, muitos de nós estamos mais perceptivos ao que acontece a partir de nossa janela. Sabemos que mais pássaros estão sendo ouvidos nas cidades, mais peixes estão sendo vistos nos rios e mares, mais cores são percebidas no céu, mais noites estreladas com a diminuição da poluição. À medida em que a cidade silencia, os seres mais que humanos vão progressivamente ocupando os espaços aéreo, terrestre e aquático que lhes pertence.

Nosso olhar, treinado por uma visão de mundo reducionista e mecanicista – base de todo o sistema escolar e, portanto, de nossa cultura – vê as coisas como estáticas, definitivas. Nada mais irreal, seja para o mundo natural seja para todos os artefatos que fabricamos. Tudo, de verdade, está em permanente interação e transformação.

Para ir além do que percebemos corriqueiramente, propomos com esse curso um treinamento do olhar, para que se possa ir além da observação generalizada sobre os seres que nos cercam e entrar em contato com o processo vivo que nos formam.

Como treinar o nosso olhar para “ver” o movimento da vida ao nosso redor?
Nosso foco neste curso será a observação de uma planta. Para participar é preciso que você tenha um vasinho de planta em casa e que possa estar ao seu lado durante as aulas. Os encontros serão durante 5 dias consecutivos de manhã, com duração de 1h30 minutos. A cada encontro, após uma introdução dada pela professora Rita Mendonça, será proposto um exercício de observação criado com base em inúmeras experiências em diversas práticas que integram o campo das ciências holísticas. Os exercícios práticos serão realizados durante os encontros, simultaneamente, e na parte final de cada faremos um momento de troca e reflexão, de enraizamento e ampliação da aprendizagem a partir do olhar de cada participante. No último encontro propomos um momento de “fazer sentido” mais longo.

Compartilharemos também algumas referências para estudo entre os encontros. Salientamos que daremos prioridade à aprendizagem a partir da prática, da experiência de observar, e que as referências deverão ajudar a ampliar e aprofundar a própria experiência, e não o contrário.

Se desejamos um mundo mais equilibrado para viver, que considere toda a dinâmica do planeta da qual fazemos parte, precisamos cada vez mais aprimorar a nossa prática, o nosso olhar, a nossa percepção, transformar a nossa mente para participar conscientemente do processo vivo que nos forma.

Sobre Rita Mendonça: Educadora naturalista, dedica-se à facilitação da aprendizagem com a natureza. É co-fundadora do Instituto Romã, coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide e professora da Escola Schumacher Brasil. É escritora tendo publicado diversos artigos e livros sobre filosofias e práticas da natureza.

Data: De 13 de julho de 2020 a 17 de julho de 2020.

Local: Online via Zoom.

5 encontros diários de 13 a 17 de julho
Horário: 8h30 às 10hs
Valor: R$200 (duzentos reais)

Material necessário: um vaso de planta, folhas de papel A4 e lápis. Um ambiente tranquilo para poder se aprofundar na observação.