LIBERDADE, UMA EXPLORAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS

Liberdade, Uma exploração nos tempos atuais
com Philip Franses, professor de Ciências Holísticas

Como experimentamos nossa liberdade individual no momento atual?
O que liberdade passou a significar, e como se apresenta diante de nós?
O contexto em que vivemos não nos permite encontrar os amigos, ir ao cinema ou caminhar na rua. A pandemia transformou radicalmente nossas experiências pessoais de liberdade.

Este curso é um convite para refletirmos juntos sobre a natureza da liberdade humana.

Começaremos a série de encontros explorando a tensão atual que permeia nossas experiências pessoais de liberdade e, a partir delas, expandiremos nossa reflexão através da exploração da idéia de liberdade no mundo natural, a começar pelo micro-contexto dos átomos, bactérias, amebas; até chegar ao universo das plantas. Com base em autores como Hannah Arendt, Brian Goodwin, Henri Bortoft, J.W. Goethe e Jean Paul Sartre; aprofundaremos formas alternativas de nos relacionar com liberdade, responsabilidade e ação nos tempos atuais.

Serão 4 encontros online de 1h30 de duração, com os seguintes temas:

Sessão 1: Começando com nossas experiências pessoais de liberdade – O que aprendemos sobre nós mesmos e o processo de formação do mundo? Inspirados pelo trabalho de Hannah Arendt, Jean Paul Sartre, entre outros.

Sessão 2: Liberdade no mundo dos átomos, bactérias e amebas; inspirados pelo trabalho de Henri Bortoft e Brian Goodwin

Sessão 3: Liberdade no mundo das plantas; inspirados na obra científica e literária de J.W. Goethe

Sessão 4: De volta a nós, liberdade no âmbito das ações humanas. Iremos nos debruçar em formas alternativas de viver a liberdade, inspirados na nossa própria experiência de viver a quarentena. O que muda no nosso entendimento de liberdade quando ela nos é tirada? Como nossa experiência leva a entendimento, e entendimento nos ajuda na experiência?

Entre cada sessão, serão feitas recomendações de leituras, reflexões e exercícios preparatórios.
O curso será conduzido pelo prof Philip Franses e será facilitado por Rita Mendonça e Beatriz Tadema.

As sessões, bem como o conteúdo de leitura prévia, serão em inglês.

Sobre Philip Franses: formado em Matemática pela Universidade de Oxford, Philip busca o ponto de encontro entre ciência e espírito, ensinando Ciências Holísticas como professor sênior e aplicando essas lições como diretor de estratégia na ‘The Flow Partnership’. Philip também é editor-chefe do ‘Holistic Science Journal’ e autor de ‘Time, Light and the Dice of Creation’ publicado pela Floris Books.

Sobre Rita Mendonça: Educadora naturalista, dedica-se à facilitação da aprendizagem com a natureza. É co-fundadora do Instituto Romã, coordenadora no Brasil da Sharing Nature Worldwide e professora da Escola Schumacher Brasil. É escritora tendo publicado diversos artigos e livros sobre filosofias e práticas da natureza.

Sobre Beatriz Tadema: Beatriz é mestra em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), onde também trabalhou por um ano; e está hoje a frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil. Atua como facilitadora e consultora, levanto as temáticas e o ethos Schumacher também a organizações de diferentes formatos e contextos. Desde 2019 integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community, apoiando a sua estruturação.

Data: De 20 de agosto de 2020 a 10 de setembro de 2020.

Local: Online via Zoom.

Detalhes do curso:
Encontros nos dias: 20 e 27 de agosto, 3 e 10 de setembro
Horário: das 8h30 às 10hrs
Valor: 3 possibilidades de contribuição, R$550, R$750, R$950 (detalhadas no formulário de inscrição)

20 vagas disponíveis