Grupo de estudos Small is beautiful

“A sabedoria exige uma nova orientação da ciência e da tecnologia para o orgânico, o suave, o não-violento, o elegante e o belo.”
— E. F. Schumacher

Em celebração aos 50 anos do clássico da nova economia, “Small is Beautiful”, de E.F. Schumacher, a Escola Schumacher Brasil, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regenerativo, aproveita a oportunidade para convidar a um aprofundamento em sua leitura, em diálogo com o contexto atual e local.

Pequeno tem muito menos a ver com tamanho do que com mudanças qualitativas na compreensão das necessidades e do potencial humano. É isso que está no cerne do nosso futuro coletivo: não uma discussão sobre quantidades, mas uma reorientação total de nossa energia. Quais são as reais necessidades humanas e como se parece uma economia que cuida das pessoas respeitando os limites planetários?

Para explorar essa e outras perguntas, desenhamos um caminho colaborativo, em formato de grupo de estudos, de 4 meses, online (mas com muita presença!). Considerando a abordagem da Escola e da própria obra que será o centro da nossa atenção, incentivamos um estudo que seja desacelerado, um diálogo que seja criativo e um envolvimento integral (e não apenas intelectual) com o conteúdo do livro.

O fluxo de trabalho é variável, respondendo às necessidades emergentes, mas considera uma estrutura geral que conta com:

* Leitura de capítulos do livro

* Envolvimento com outros materiais (artigos, ensaios, vídeos, iniciativas)

* Prática de escrita reflexiva e outras práticas singelas

* Diálogo com o grupo todo e em grupos menores

Teremos também uma sessão bônus especial com Satish Kumar, o fundador do Schumacher College (Inglaterra), que conviveu intimamente com Schumacher, e vai compartilhar conosco sua inspiração duradoura (e histórias de amizade!).

INSCREVA-SE

Data: De 13 de setembro de 2023 a 02 de dezembro de 2023.

Local: Online via Zoom.

O curso acontece às quartas-feiras, em semanas alternadas, entre 13 de Setembro e 02 de Dezembro, das 17h00 às 18h30.

Saiba mais através do link

INSCREVA-SE

Em caso de dúvidas entre em contato pelo email: contato@escolaschumacherbrasil.com.br

Mínimo de 20 e máximo de 40 participantes.

Vem com a gente!