Experiência Schumacher Brasil: Introdução ao pensamento vivo

Experiência Schumacher Brasil: Introdução ao Pensamento Vivo

Dando início às atividades de 2023, convidamos você a participar de uma semana para conhecer as bases da nossa visão de mundo. A ‘Experiência Schumacher Brasil: Introdução ao Pensamento Vivo’ será uma oportunidade de vivenciar a filosofia e práticas da Escola Schumacher Brasil com nossos professores, grandes referências no Brasil e na Inglaterra. O curso é voltado para pessoas que desejam explorar novas formas de ser, agir e fazer a diferença perante as diversas crises que atravessam nossos tempos.

Juntos, conheceremos mais sobre Economia Regenerativa, Teoria de Gaia, Ecologia Profunda, Prática Reflexiva e Fenomenologia Goetheana; em conversas conduzidas por professoras e professores da Escola Schumacher Brasil e do Schumacher College (Inglaterra), pessoas que inspiram o nosso trabalho e colocam em prática o pensamento vivo nas suas vidas e pesquisas.

O Pensamento Vivo consiste em um pensamento mais participativo com o qual desenvolvemos a nossa capacidade de perceber, pensar e agir em sintonia com o mundo. Craig Holdrege, que nos inspira com esta ideia, diz: “Quero mostrar que é possível superar o pensamento-objeto e desenvolver o que eu chamo de pensamento vivo. O pensamento vivo é uma maneira participativa de se conhecer o que transcende as dicotomias homem-natureza, sujeito-objeto, ou mente-matéria, tão arraigadas na mente Ocidental e base do pensamento-objeto.”

O pensamento vivo pode vitalizar cada área do engajamento humano, por isso, durante a experiência, convidaremos os participantes a refletirem ativamente sobre suas experiências pessoais e profissionais por meio desta lente, ao mesmo tempo que colocaremos em prática uma forma de agir a partir da tríade que sustenta nossa educação: mãos, mente e coração.

Convidamos todas as pessoas interessadas em cultivar relações regenerativas com seu cotidiano e suas práticas, independente da sua área de atuação pessoal ou profissional.

Para quem é esta experiência?
Quem sente uma conexão ou curiosidade de experimentar a educação Schumacher;
Pessoas engajadas em mudança em diferentes setores da sociedade;
Pessoas em busca de novas formas de entender a realidade e de se relacionar com o mundo e com os desafios atuais;
Pessoas interessadas em ter contato com o conceito de pensamento vivo por meio de atividades reflexivas e práticas.

Esta semana introdutória será a base para as demais explorações oferecidas pela Escola Schumacher Brasil ao longo de 2023. Nosso ano seguirá sustentado por duas Comunidades de Prática, uma para empreendedores e uma para educadores, que também terão a oportunidade de aprofundamento em temáticas específicas na forma de cursos e imersões ao longo do ano. Daremos maiores informações sobre as comunidades de prática e os demais cursos durante esta semana introdutória.

BAIXE O PROGRAMA COMPLETO

Data: De 10 de março de 2023 a 14 de março de 2023.

Local: Online via Zoom.

>>Data: 10 a 14 de março de 2023.

>>Formato:
Online via Zoom. As sessões serão conversas ao vivo. Ainda assim, todas as sessões serão gravadas e disponibilizadas aos participantes (exceto as conversas em grupos menores). As sessões com professores internacionais (Stephan Harding e Patricia Shaw) terão tradução simultânea disponível. Todas as outras sessões serão em português.

>>Horário:
dia 10.mar (sex) das 16h00 às 21h00
dia 11/12/13/14.mar (sáb, dom, seg, ter) das 08h00 às 13h00

>>Valor: Temos duas possibilidades de contribuição, e algumas vagas com bolsa parcial.

Contribuição mínima (R$110/dia, total R$550): valor mínimo para participação, que nos permite cobrir os custos de realização do curso.
Contribuição abundante (R$150/dia, total R$750): além de cobrir os custos de realização do curso, direciona uma parte do valor para viabilização de bolsas de estudo a interessados que não possam pagar o valor mínimo.
Bolsa parcial (R$70/dia, total R$350): Valor com bolsa parcial, para aqueles que não puderem cobrir os custos mínimos de participação no curso.

**Se houver alguma dificuldade para participar, financeira ou de outra natureza, mas muita vontade de estar com a gente, entre em contato: contato@escolaschumacherbrasil.com.br