Experiência Schumacher Brasil 2024

Como participar do mundo ativamente?

É com essa pergunta que inauguramos a agenda de cursos da Escola Schumacher Brasil para o ano.
2024 é também o ano em que comemoramos 10 anos de vida.
E como uma escola que se baseia em um Pensamento Vivo, entendemos que a melhor forma de celebrar é refletir coletivamente sobre as diversas crises que nos atravessam. Para isso, ao longo de 2024 teremos a visita presencial de professores que muito nos inspiram:
Satish Kumar, Allan Kaplan e Sue Davidoff e Patricia Shaw.

Como forma de preparar a terra para um ano de investigações coletivas, convidamos nossos grandes parceiros a estarem com a gente também neste curso online.

Serão 4 dias de encontro com o seguinte ritmo diário:
08h30 às 09h15: Começaremos o dia com a prática de observação de plantas, com convites para o cultivo de uma olhar refinado sobre o mundo que nos cerca – com Rita Mendonça
09h15 às 09h30: Intervalo
09h30 às 10h45: Conversa com professores convidados a partir da pergunta: Como participar ativamente do mundo em 2024?
>>04.mar (seg) – Satish Kumar
>>05.mar (ter) – Allan Kaplan e Sue Davidoff
>>06.mar (qua) – Patricia Shaw
>>07.mar (qui) – Bia Tadema e Maria Eugênia Salcedo
10h45 às 11h15: Intervalo
11h15 às 12h30: Sessão para fazer sentido, espaço para ampliação, reflexão e troca entre as facilitadoras e os participantes a partir das conversas com professores convidados – com Bia Tadema e Maria Eugênia Salcedo

Sem a intenção de concluir o curso com respostas prontas à pergunta que será nosso ponto de partida, vamos provocar uma ampliação do entendimento e reflexão profunda sobre as práticas de nossos convidados e participantes sob a luz das crises atuais.

As sessões em inglês contarão com tradução simultânea, e todas as sessões serão gravadas, e poderão ser acessadas pelos participantes após os encontros.

Data: De 04 de março de 2024 a 07 de março de 2024.

Local: Online Via Zoom.

>>Horário: diariamente das 08h30 às 12h30
>>Formato:
Online via Zoom. As sessões serão conversas ao vivo. Ainda assim, todas as sessões serão gravadas e disponibilizadas aos participantes (exceto as conversas em grupos menores). As sessões com professores internacionais terão tradução simultânea disponível. Todas as outras sessões serão em português.

>>Valor: Temos duas possibilidades de contribuição, e algumas vagas com bolsa parcial.
Contribuição mínima (R$85/dia, total R$340): valor mínimo para participação, que nos permite cobrir os custos de realização do curso.
Contribuição abundante (R$115/dia, total R$460): além de cobrir os custos de realização do curso, direciona uma parte do valor para viabilização de bolsas de estudo a interessados que não possam pagar o valor mínimo.
Bolsa parcial (R$55/dia, total R$220): Valor com bolsa parcial, para aqueles que não puderem cobrir os custos mínimos de participação no curso