Estudo Reflexivo: Economia Budista de E.F. Schumacher
Quem foi E. F. Schumacher, o economista que dá nome à Schumacher College e Escola Schumacher Brasil?
Fritz, como era conhecido pelos mais íntimos, foi professor, empreendedor, hortelão, estatístico, entre outros, e um pensador muito influente na segunda metade do século passado pelo seu olhar original em relação a diversos temas, inclusive “desenvolvimento econômico” e o modo de vida ocidental (no caso, o da maior parte de nós). Há algumas décadas ele já trazia à tona questões importantes relacionadas à exploração da “natureza” e o vazio existencial que tentamos suprir através do consumo, que nos é tão familiar hoje.
O que pensava esse homem que colaborou com Keynes, teve uma relação difícil com o governo Nazista e foi refugiado num campo agrícola na Inglaterra?
Te convidamos a conhecer o autor e ler um dos seus mais populares artigos que tornou-se capítulo em seu livro “Small is Beautiful”: Economia Budista é um texto leve e profundo, instigante e acessível. Escrito em 1966, é desconcertantemente atual. Merece ser degustado frase a frase, parágrafo por parágrafo, com calma. É isso que vamos fazer.
O texto surge da experiência que E.F. Schumacher teve em Burma (hoje Myanmar) como economista contratado para fazer uma avaliação da economia do país e propor formas deste desenvolver-se. Ao chegar lá e conhecer o povo ele se perguntava:
“(…)´Como podemos ajuda-los quando eles são bem mais felizes e pessoas melhores do que nós?´… Acho que há um trabalho aqui para mim… os persuadindo a não fazer várias coisas ao invés de dizer o que fazer… contanto que eles não caiam nessa ou naquela sugestão insensata dos ocidentais, eles ficarão bem seguindo sua própria natureza.”
Economia Budista contrasta nossa forma de compreender o trabalho e a economia com a dos povos budistas “menos desenvolvidos”. Assim, ele nos permite olhar para nós mesmos com olhos refrescados, nos instigando a atuar de maneiras que trazem a nós e aos demais seres que vivem, mais bem estar, mais Vida.
A proposta dos encontros é costurar a leitura com reflexões do próprio Schumacher e outros autores, nosso complexo cenário nacional e internacional, além das próprias experiências e reflexões que tivermos a partir do que for lido.
Essa leitura reflexiva online é para até 25 curiosos de si e do mundo, que estão abertos a serem afetados e mudarem hábitos de como veem, agem, falam e se percebem. Você não precisa ser especialista em nada ou trabalhar com algo específico, apenas querer estar junto com outras pessoas curiosas com vontade de ler esse texto com a atenção que merece.
Os encontros serão facilitados por Guilherme Lito às 6as feiras, dias 6, 13 e 20 de Maio de 10h às 11h20 via zoom. Guilherme é professor de economia na Escola Schumacher Brasil, empreendeu por mais de uma década e hoje sua principal atividade é ser pai.
A contribuição financeira será decidida pelo próprio participante até o término dos encontros.
Seremos muito felizes em tê-la conosco!
1ª edição
25 vagas
Data: De 06 de maio de 2022 a 20 de maio de 2022.
Local: online via Zoom.
Quando: 6as feiras, dias 6, 13 e 20 de Maio
Horário: sextas-feiras, das 10h00 às 11h20
Formato: 3 encontros online semanais com 1h20 de duração, via Zoom
Contribuição: consciente, conforme sua disponibilidade, percepção de valor e outros fatores que queira considerar.
Inscreva-se pelo link
Status: Evento já realizado.