Comunidade de Prática: Ciências Holísticas na experiência cotidiana

‘Como podem as Ciências Holísticas nos ajudar a participar do mundo de forma consciente, ativa e espontânea?’

Esta é a pergunta que irá nortear esta série de oito encontros, em que iremos coletivamente explorar conteúdos que informam as Ciências Holísticas, nos voltando sempre às nossas experiências pessoais e coletivas de participação no mundo.

Sobre as Ciências Holísticas
Diferente da Ciência moderna, que separa e reduz o fenômeno para desvendar seus mecanismos, as Ciências Holísticas buscam encontrar a unidade através da experiência ativa de suas relações. É, portanto, uma abordagem que não cria a separação entre observador e fenômeno observado, e que valoriza qualidades e não apenas quantidades.
Esta abordagem cultiva a intuição, a experiência sensorial e a ética, além do pensamento racional, como formas de entender e interagir com o mundo natural; como alternativa ao pensamento utilitário que temos hoje.

Sobre os encontros:
Iremos nos inspirar primordialmente no legado de J.W. Goethe, e em contribuições mais recentes que vieram a partir do trabalho de Henri Bortoft, Emanuele Coccia, Craig Holdrege, David Abram e outros.
A cada encontro, os participantes receberão um texto para leitura. As sessões servirão como espaço de troca e reflexão a partir dos conteúdos compartilhados e das experiências pessoais dos participantes. A intenção é que possamos refletir ativamente sobre como os conteúdos compartilhados informam nossa participação no mundo.
A curadoria do conteúdo e a facilitação dos encontros serão feitas por Beatriz Tadema.

Para quem é este grupo?
Para aqueles que tenham interesse em um modo de consciência não linear, intuitivo e focado nas relações (explorados pelas Ciências Holísticas) e que buscam refletir ativamente sobre nossa participação no mundo.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para participar das sessões, porém a intenção deste grupo não é o de dar uma visão geral sobre as Ciências Holísticas; mas sim de olhar para aspectos particulares desta abordagem e sua influência em nossas participações no mundo.
O que buscamos primariamente é a disposição e o comprometimento em fazer parte de uma comunidade de prática que combina o estudo acadêmico com o aprendizado experiencial resgatando o seu significado como um processo genuíno de investigação.
São bem vindas diversas experiências, culturas, interesses e idades.

Os conteúdos para leitura serão disponibilizados antes de cada uma das sessões.
As sessões serão em português, porém alguns dos conteúdos para leitura poderão ser em inglês. Para quem não tiver familiaridade com o inglês, será disponibilizada uma tradução livre dos conteúdos para o português.

Sobre Beatriz Tadema: mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), Beatriz trabalhou como facilitadora junto aos mestrados de Ciências Holísticas e Economia para Transição; e está hoje a frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil. Atua como facilitadora e consultora, levando as temáticas e o ethos Schumacher também a organizações de diferentes formatos e contextos. Desde 2019 integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community como pesquisadora, onde explora muito da abordagem proposta para estes encontros.

Sobre Comunidades de Prática: O termo ‘comunidade de prática’ (em inglês community of practice) foi criado pelo teórico suíço Etienne Wenger, que o descreveu como ‘… grupos de pessoas que compartilham uma preocupação ou paixão por algo que fazem e aprendem a fazê-lo melhor conforme interagem com regularidade.’

Data: De 01 de outubro de 2020 a 19 de novembro de 2020.

Local: Online via Zoom.

Quando: 8 encontros online semanais, às quintas-feiras (1, 8, 15, 22, 29 de out e 5, 12 e 19 nov)
Horário: das 17h00 às 18h30
Valor: oferecemos 3 possibilidades de contribuição diferentes (R$392 – recomendado, R$296 – mínimo e R$496 – ideal) para estimular uma contribuição consciente de cada um de acordo com sua realidade. Se você puder contribuir com um valor mais elevado, ou se o valor mínimo não for suficiente para sua participação, entre em contato (contato@escolaschumacherbrasil.com.br).

A comunidade será composta de um mínimo de 15 e máximo de 20 participantes.

Inscrições até 17.set às 21hrs