Webinar com Tim Ingold
Tim Ingold em IMAGINAÇÃO
O jovem, o velho, e a geração do agora
– Expressando futuros e fabulando ‘a partir’ e ‘do’ mundo. Repensando arte e poesia como processos de resiliência e atos coletivos de estar-juntos.
Para Tim Ingold, imaginar dissolve as fronteiras entre o futuro e o passado. Em sua escrita, a imaginação não pode ser considerada independentemente da percepção e da memória. Contra a ideia de que futuros finitos estão vindo em nossa direção, Ingold situa a imaginação como atividade, técnica e sujeito nas cenas da vida cotidiana, no limiar do contínuo vir-a-ser de nosso mundo.
Dentro do sistema de valores predominante que fundamenta nossas instituições, educação e assistência social são dedicados respectivamente a preparar as crianças para um futuro predeterminado e sequestrar os idosos para quem esse futuro veio tarde demais. Ainda assim, crianças e idosos estão em contato, de maneiras que os adultos focados em objetivos não estão, com ritmos de tempo mais duradouros. A imaginação, para eles, não é um poder de conjectura, representando um futuro já ao seu alcance. Nem é a memória a lembrança de um passado já enterrado. Em ‘O jovem, o velho e a geração do agora’, Ingold argumenta que a imaginação e a memória se aglutinam em um além que não é nem antes nem depois, mas pertence a um registro temporal inteiramente diferente.
Sobre Tim Ingold:
Tim Ingold é Professor Emérito de Antropologia Social na University of Aberdeen. Ele realizou trabalho de campo entre Sami e finlandeses na Lapônia e escreveu sobre meio ambiente, tecnologia e organização social no norte circumpolar, em animais na sociedade humana e na ecologia humana e teoria da evolução. Seu trabalho mais recente explora a percepção ambiental e a prática qualificada. Os interesses atuais de Ingold estão na interface entre antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Seus livros recentes incluem ‘Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição’ (2015), ‘Antropologia: Pra que serve?’ (2019), ‘Evolução e vida social’ (2019) e mais recentemente ‘Correspondences’ (ainda não disponível em português).
O webinar será mediado por Tim Crabtree, Beatriz Tadema e Luiz Gabriel Vasconcelos e vai acontecer ao vivo, via Zoom.
Quando: 18.nov
Horário: 13h às 14h15
Onde: webinar via Zoom
*Sessão com opção de tradução simultânea (inglês – português)*
Contribuição financeira: A Escola é uma associação educacional sem fins lucrativos, e durante a pandemia tem seus custos de funcionamento cobertos pelas contribuições de quem participa das atividades online oferecidas. O valor que você optar pagar cobrirá o custo de tradução deste evento e será destinado à organização de mais espaços como este, que possam nos apoiar a tecer caminhos frente as crises que vivemos. Para isso, oferecemos três opções de contribuição (R$40, R$80 e R$120); e uma opção de ingresso social com valor acessível (R$10) para quem não puder contribuir com o valor mínimo.
O conteúdo da sessão será também será disponibilizado gratuitamente em até um mês após a sessão no YouTube da Escola Schumacher Brasil, porém apenas na versão original (inglês).
Inscrições: link