Educação decolonial: reflexões a partir da cultura Guarani. uma roda de conversa

Educação decolonial: reflexões a partir da cultura Guarani.
uma roda de conversa com Jerá Guarani (educadora e líder indígena) e Bia Tadema (Escola Schumacher Brasil)

Como parte da Virada Sustentável, Jerá Guarani e Bia Tadema conduzirão uma conversa especial sobre Educação Decolonial. Aproveitaremos a experiência de Jerá de conectar saberes indígenas e não indígenas através da educação, para refletir com ela sobre como cultivar uma educação de fato decolonial, uma investigação que está no centro dos estudos da Escola Schumacher Brasil.

📅 Domingo, 01/12
⏰ 11h às 12h30
📍 Casa das Rosas, São Paulo (Av. Paulista, 37)
Encontro gratuito, não é necessário inscrição!

Sobre Jerá:
Jerá Guarani é uma educadora e liderança indígena nascida na Terra Indígena Tenondé Porã, em Parelheiros, São Paulo. Após superar desafios na alfabetização em português durante sua formação escolar, descobriu sua vocação para o ensino. Iniciou dando aulas informalmente em sua comunidade, formou-se em Pedagogia pela USP e hoje atua como vice-diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó. Jerá é uma importante liderança de sua aldeia Kalipety e do povo Guarani Mbyá, com um importante trabalho também no âmbito da agricultura tradicional e regenerativa, e no estabelecimento de pontes entre a cultura Guarani e os conhecimentos não indígenas.

Sobre Bia Tadema:
Beatriz é mestre em Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra), onde trabalhou como facilitadora junto aos mestrados de Ciências Holísticas e Economia para Transição. Hoje à frente dos movimentos da Escola Schumacher Brasil, atua como professora, facilitadora e consultora.
Sua atuação é focada em processos de organização humana a partir de uma abordagem fenomenológica. Desde 2019 Bia integra a Schumacher Worldwide Research in Action Community, onde atua como pesquisadora.