Tim Ingold em: Conhecer de dentro, Experiências interdisciplinares de pedagogia

O conhecimento vem de pensar com, de e através das coisas, não apenas sobre elas.
Conhecemos o mundo ao nosso redor a partir do nosso ser nele.

Tim Ingold é um estudioso e praticante da antropologia, arte, arquitetura e educação. Em seu novo livro ‘Conhecendo de dentro, experiências interdisciplinares com questões de pedagogia‘ ele explora o que significa conhecer de dentro nas práticas de ensino e aprendizagem.

Se o conhecimento não é transmitido pronto, independentemente de sua aplicação no mundo, mas cresce a partir do nosso engajamento compromissado com pessoas, lugares e materiais, então como podemos criar algo como um currículo? Que outras formas um currículo poderia ter? E o que poderia significar colocar disciplinas como antropologia, arte e arquitetura no centro do currículo e não – como atualmente – nas margens?

Neste encontro, Tim Ingold estará em uma roda de conversa online com os participantes, dialogando sobre as questões centrais do livro.

Formato do encontro:
Enviaremos a introdução do livro ‘Conhecendo de dentro: experiências interdisciplinares com questões de pedagogia‘ (original: ‘Knowing from the inside: Cross-Disciplinary Experiments with Matters of Pedagogy’) como leitura prévia para a sessão. No dia 28 de julho estaremos em roda de conversa com Tim Ingold que responderá às perguntas dos participantes com base na leitura do texto. No dia 29 de julho o grupo se reunirá com Beatriz Tadema e Luiz Gabriel (professores da Escola Schumacher Brasil) para seguir as trocas e fazer sentido do encontro com Tim Ingold.

>Quando: 28 e 29 de julho (dia 28.jul com Tim Ingold e dia 29.jul com Beatriz Tadema e Luiz Gabriel)
>Horário: das 12h00 às 13h30 (horário de Brasilia)
>Formato: online, via Zoom
A sessão com Tim Ingold contará com a opção de tradução simultânea (inglês-português), feita por Fernanda Vidal
As sessões serão gravadas e disponibilizadas aos participantes.

Contribuição: Temos quatro possibilidades de contribuição, e algumas vagas com bolsa parcial.
>Contribuição mínima (R$110): valor mínimo para participação, que nos permite cobrir os custos de realização do curso
>Contribuição suporte (R$140): cobre custos de realização do curso, suporta a viabilização de bolsas e remuneração do facilitador
>Contribuição abundante (R$170): cobre custos de realização do curso, suporta a viabilização de bolsas e remuneração do facilitador
>Ingresso social (R$30): Valor reduzido para aqueles que não puderem cobrir os custos mínimos de participação no encontro (vagas limitadas).
>**Apoiador Escola Schumacher Brasil** (R$300): Suporta a sustentação de espaços de educação transformadora oferecidos pela Escola Schumacher Brasil

>>INSCRIÇÕES: link

Sobre Tim Ingold: Tim Ingold é Professor Emérito de Antropologia Social na University of Aberdeen. Ele realizou trabalho de campo entre Sami e finlandeses na Lapônia e escreveu sobre meio ambiente, tecnologia e organização social no norte circumpolar, sobre animais na sociedade humana, ecologia humana e teoria da evolução. Seu trabalho mais recente explora a percepção ambiental e a prática qualificada. Os interesses atuais de Ingold estão na interface entre antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Seus livros recentes incluem ‘Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição’ (2015), “Antropologia e/como educação (2018?) ‘Antropologia: Pra que serve?’ (2019), ‘Evolução e vida social’ (2019), ‘Correspondences’ (2021) e ‘Imagining for real’ (2022) (ainda não disponíveis em português) .