Educação Transformadora: Redescobrir a percepção e a experiência

Como resgatarmos a lucidez, a vitalidade e o afeto na educação de crianças, jovens e adultos? Como perceber a importância das miudezas e sutilezas em cada relação?
Inúmeros são os tons de voz, silêncios, protestos, sinais em cada gesto que compõem essas trocas.

Durante os encontros do curso, reforçaremos a conexão que existe entre educação e vida. Juntos, vamos dialogar e participar de experiências com convidadas(os) que vão compartilhar histórias e práticas de educação que vêm transformando suas comunidades. Nosso percurso vai envolver diferentes linguagens: da poesia à dança, da brincadeira ao diálogo.

Vivemos um momento tão importante no Brasil e no mundo, com práticas educativas sendo repensadas, então este curso nasce como um espaço para olharmos com mais atenção para o contexto brasileiro, para percebermos iniciativas potentes que hoje já realizam uma educação enraizada no cuidado, na imaginação e na liberdade para a poesia de cada pessoa existir. Esse curso é uma série de vivências e conversas para caminharmos além da pretensão de encontrar grandes respostas, permitindo-se navegar em um mar de incertezas.

O ritmo acelerado das cidades e a vida pautada em rotinas cansativas muitas vezes nos distraem do que é verdadeiramente importante. Durante esses encontros nos lembraremos de dar um passo para trás, em direção à nascente do rio, e nos mover em meio ao que é essencial e pequeno. Nossa compartilhada identidade brasileira estará no centro da mesa.

Os encontros serão quinzenais de forma a criarmos um ritmo de pesquisa e aprofundamento nas conversas. O primeiro encontro será imersivo composto de sexta-feira à noite das 18h30 às 22h00 e sábado das 09h às 18h30. Os demais serão às quintas-feiras das 18h30 às 22h00.

Sobre descontos: Para este curso teremos 3 vagas com valores reduzidos (a ser definido conjuntamente de acordo com a necessidade de cada candidatos). Cada uma destas vagas será liberada mediante 5 inscrições integrais que forem realizadas. Por isso, se você tem interesse em participar mas não consegue cobrir o valor do curso, não deixe de se inscrever indicando na ficha de inscrição a necessidade de um valor reduzido

Educadores organizadores do curso:

André Gravatá – Poeta e educador. Coautor dos livros Volta ao Mundo em 13 Escolas, um livro-reportagem sobre propostas de educação inovadoras nos cinco continentes. É um dos criadores da Virada Educação e, apaixonado por poesia, escreveu o livro de poemas Inadiável e realiza oficinas e ações para encontrar poesia no cotidiano.

Elisa Hornett – Educadora e pesquisadora da infância. Se interessa pelo estudo da fenomenologia, num olhar dinâmico para as crianças, que então abre portas para repensarmos nossas práticas. Possui um mestrado pela Schumacher College, onde residiu por 2 anos. Atualmente participa de projetos de pesquisa com o Território do Brincar e com o Schumacher College.

Educadores e educadoras convidado(as):

Tião Carvalho – Músico, compositor, cantor, dançarino, ator, brincante, capoeirista e educador. É um dos principais representantes das tradições maranhenses em São Paulo, considerado um mestre da cultura popular brasileira pela sua intimidade com danças, cantigas, brincadeiras populares e festividades tradicionais.

Cláudia Mattos – É chef de cozinha do Espaço ZYM, líder do Convívio Slow Food São Paulo e membro Transition Towns. As viagens por diferentes países, incluindo a passagem pelo Shumacher College, contribuíram para enriquecer seu repertório que a cada dia valoriza mais as suas raízes brasileiras, pesquisando e usando ingredientes nacionais e orgânicos.

Dona Eda Luiz – Professora desde criança, acredita que o impossível só é impossível até que seja feito. Coordenadora geral do Cieja (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adulto) do Campo Limpo, é pedagoga e especialista em educação de jovens e adultos (EJA). Estudou com Paulo Freire em um grupo sobre EJA.

Bel Santos Mayer – É educadora social, facilitadora de processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por adolescentes e jovens, é gestora da Rede LiteraSampa e do programa de formação de jovens da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. Graduada em ciências/matemática e em turismo, tem especialização em pedagogia social.

Renata Meirelles- Sempre com o brincar em pauta, já fez curadoria de exposições, escreveu livros, mestrado, co-dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Território do Brincar”, além de diversos curtas metragens. É coordenadora do Programa Território do Brincar, uma co-realização com o Instituto Alana, e idealizadora do Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica.

18 vagas

Data: De 10 de maio de 2019 a 27 de junho de 2019.

Local: Casa Schumacher · Rua Conego Eugênio Leite, 1133 · Pinheiros · São Paulo

Horários e datas:

Primeiro encontro dia 10 de maio das 18h30 às 22h.

Imersão dia 11 de maio das 9h30 às 21h.

Demais encontros sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 22h, nos dias 16 e 30 de maio, 13 e 27 de junho.

Valor: R$1600,00.

Status: Evento já realizado.

Inscreva-se