Schumacher no Mundo

SCHUMACHER COLLEGE

O Schumacher College, na Inglaterra, nasceu em 1991 como um lugar de encontro e de exploração de ideias na fronteira do pensamento. Fundada pelo indiano Satish Kumar, a escola propõe um aprendizado que integra ‘mãos, mente e coração’, tendo se tornado um centro internacional de reflexão e prática de uma vida sustentável. Os programas oferecidos focam nas crises ecológica, social, econômica e espiritual que estamos enfrentando, e na natureza interconectada destas crises. Os programas incluem cursos de pós-graduação em Economia para a Transição, Pensamento Ecológico do Design, Ciências Holísticas, e também cursos curtos e certificados.

Elementos importantes da filosofia da escola incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, aprendizado integral, prática reflexiva e vida comunitária. Nos últimos 25 anos a escola tem recebido uma rede global de professores inspiradores como Bill McKibben, Vandana Shiva, Fritjof Capra e colaborado com organizações que compartilham visões de mundo como a Transition Network, o Sustainability Institute na África do Sul, o Centro da Felicidade Interna Bruta no Butão, e a Escola Schumacher Brasil.

Conheça os cursos oferecidos no Schumacher College, Inglaterra.

Village in Praxis - França

SCHUMACHER NO MUNDO

Inspiradas pelo etos de lá, diversas iniciativas têm nascido ao redor do mundo, conduzidas por pessoas e grupos que estudaram, trabalharam e residiram no Schumacher ao longo destes anos.

Escola Schumacher Brasil nasce em 2014 como um desses movimentos que busca ancorar a inspiração em sua realidade local, expandindo e dando forma ao etos do Schumacher ao redor do mundo, chamado Schumacher WorldWide.

Da Colômbia ao Brasil, da Bélgica à França, da Romênia à Alemanha, Inglaterra à Escócia. Em diferentes cantos do mundo, alunos e ex-alunos do Schumacher College estão se encontrando, se conectando, criando e construindo novos caminhos, alimentados pela chama do ‘small is beautiful’ de E.F. Schumacher e da visão ativista de Satish Kumar:

“A Rede composta por ex-alunos, professores e voluntários é o Schumacher College (…) e todas essas pessoas mantendo contato umas com as outras e se reunindo de forma auto-organizada. Esta é a melhor forma! Que vocês continuem esse movimento com amor e gratidão.” { Satish Kumar, fundador do Schumacher College, UK }

Schumacher Sprouts - Bélgica