O Poder da Conversa – Uma Perspectiva da Complexidade

Pela quarta vez no Brasil, a professora e Fellow do Schumacher College, Patricia Shaw estará em São Paulo nos inspirando em duas oportunidades: um workshop e uma palestra.

WORKSHOP
O Poder da Conversa – Uma Perspectiva da Complexidade

Conversação – a atividade humana mais cotidiana e ao mesmo tempo a mais extraordinária em sua complexidade. Criamos nossos mundos humanos enquanto conversamos, mundos nos quais nós desenvolvemos partes únicas mas inter-relacionadas em uma malha de cenas e acontecimentos constantemente em evolução. O que chamamos de cultura, política, ética, sociedade são na verdade os padrões em movimento emergindo dessa atividade conversacional. Então como ‘afiamos’ nossa participação nessa vida conversacional que é tão vital?
A partir desta visão da complexidade, a liderança e a inovação estão em grande medida relacionadas à nossa habilidade de perceber mais, de distinguir mais detalhes na textura da atividade ‘comunicacional’ de todo dia, a agir com espontaneidade nas possibilidades que aparecem, a traçar narrativas novas em meio à multiplicidade e interdependência. As organizações, por sua vez, passam a ser vistas menos como abstrações e mais como este tecido de padrões ‘in the making’ do qual participamos independentemente de nossa nomeada posição.
Este workshop será uma chance para introduzir uma visão da conversação como um fenômeno complexo, a experienciar e pensar sobre isto juntos, olhar alguns exemplos e explorar as implicações da forma que podemos abordar nossa prática em vários tipos de contexto.

SOBRE PATRICIA
Patricia Shaw é Fellow e professora da Schumacher College, e faz parte do conselho da Escola Schumacher Brasil. É professora convidada na Copenhagen Business School, na Dinamarca e professora visitante na Escola de Negócios da Universidade de Hertfordshire, onde ajudou a fundar um doutorado profissional com uma abordagem da complexidade em mudança organizacional. Tem mais de 30 anos como consultora em diversas organizações, tendo contribuído para uma prática de consultoria renovada pelas ideias das ciências da complexidade. Patricia é autora dos livros Changing Conversations in Organisations (2002) e Working Live: Spontaneity, Risk and Improvisation in Organisational Change (2006), ambos publicados pela Routledge.

Data: Dia 22 de novembro de 2016.

Local: Casa Samambaia - Rua Gonçalo Afonso, 65, Vila Madalena.

Horário: 9h às 17h30.

Valor*:
R$ 630,00 para inscrições até 05 de outubro;
R$ 700,00 para inscrições após esta data.
*O valor inclui dois coffee breaks artesanais com ingredientes orgânicos.

Importante: para este workshop é necessário que as pessoas se sintam confiantes entendendo em inglês, porém aqueles que se sentirem inseguros para falar em inglês receberão auxílio na tradução. Também haverá momento para as pessoas conversarem entre si em português.